“No teatro oriental de tendências metafísicas, oposto ao teatro ocidental de tendências psicológicas, as formas apoderam-se de seu sentido e de suas significações em todos os planos possíveis; ou, se quisermos, suas conseqüências vibratórias não são tiradas num único plano, mas em todos os planos do espírito ao mesmo tempo."

O teatro oriental eliminava o recurso da improvisação espontânea e projetava uma e
ncenação matematicamente calculada, sendo nada deixado à iniciativa pessoal, formulando assim uma união de gestos e expressões de qualidade superior que projetasse para o espectador através desse esforço, o máximo dos sentidos causando conseqüências perturbadoras.
ncenação matematicamente calculada, sendo nada deixado à iniciativa pessoal, formulando assim uma união de gestos e expressões de qualidade superior que projetasse para o espectador através desse esforço, o máximo dos sentidos causando conseqüências perturbadoras. Artaud desejava em seu teatro a mesma força que o teatro oriental alcançava em repassar sua mensagem, não se detendo apenas aos aspectos exteriores é sim considerando a origem, a natureza e seus mistérios dela objetivando dar a experiência de contato do homem com o magnetismo universal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário